O Sculptra é definido como uma substância injetável composta pelo ácido poli-L-láctico (PLLA) com a finalidade de tratar o envelhecimento da pele por meio de bioestimulação. Desta maneira o colágeno passa a ser produzido novamente no próprio organismo. O mecanismo de ação do Sculptra consiste na estimulação das células fibroblastos, responsáveis pela síntese do colágeno e da elastina em resposta à inflamação tecidual subclínica. É um dos tratamentos mais eficientes do mercado para quem deseja ativar a formação de colágeno da pele, já que aumenta em até 400% a produção depois de aplicado.
O Sculptra é indicado para homens e mulheres que desejam rejuvenescer a pele, tratar ou prevenir a flacidez e, em alguns casos, até rugas. O procedimento pode ser aplicado não só no rosto e pescoço, mas também é indicado para pessoas que apresentam perda de volume da face em decorrência de grande emagrecimento ou até mesmo para corredores e atletas.
Com a pele anestesiada, a aplicação é feita por meio de agulhas e/ou cânulas nas camadas corretas da pele. O tratamento é programado em 2, 3 ou até 4 sessões com intervalo de 30 a 60 dias. O período médio de duração do efeito de bioestimulação é de 25 meses, mas pode variar em cada paciente dependendo da região tratada.
Durante a recuperação há possibilidade de inchaço e hematomas leves devido às recentes sessões. Os resultados começam a ser percebidos em um intervalo de 45 a 60 dias depois da aplicação.
Os resultados do Sculptra são surpreendentes e eficazes. Em apenas uma sessão já é possível ver os resultados. Além de tratar a flacidez, o Sculptra faz com que a produção de colágeno seja acelerada, aumentando a espessura da pele e suavizando as linhas de expressão do rosto. Juntamente com estes fatores, ele corrige o contorno da face de acordo com a aplicação do profissional e desejo do paciente.