A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado. Nesse procedimento, acontece a retirada das bolas de Bichat, estruturas gordurosas, também chamadas de corpos adiposos bucais, que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto. O nome do procedimento está relacionado às Bolas de Bichat, pequenas bolsas com função proficiente somente na infância, com o intuito de proteger as bochechas durante a sucção da amamentação.
O procedimento é indicado para homens e mulheres que possuam rosto arredondado, que não estejam satisfeitos com suas bochechas, e que, mesmo magros, continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto com maior simetria, mais magro, fino e bonito. A cirurgia também é indicada para quem morde a bochecha, situação que causa lesões doloridas na mucosa bucal. Além disso, a bichectomia atua na prevenção da flacidez que ocorre com a queda da bochecha, em função do peso da gordura de Bichat.
O profissional especializado faz uma pequena incisão em ambos os lados da mucosa, pelo interior da boca, e retira a gordura encapsulada. Em seguida, a sutura é feita com pontos absorvíveis pelo organismo e o paciente deve ficar em repouso relativo pelos próximos 3 dias. Os resultados do procedimento podem ser percebidos em cerca de 90 dias.
Existe uma crença de que a bichectomia envelhece. No entanto, isso não é verdade, inclusive ela pode contribuir para tornar a aparência da face ainda mais jovial.
Algumas pessoas confundem essa informação pelo fato de que, quando envelhecemos, o organismo tende a perder tonicidade muscular, colágeno e gordura, afinando o rosto, porém, ao contrário da gordura subcutânea, a gordura retirada com a bichectomia não possui função de sustentação. Por isso, não tem relação com o aspecto de envelhecimento precoce.
A bola de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação por ser um tecido muito mole e estar presente na parte interna da boca. A causa do envelhecimento e flacidez é algo natural, proveniente de outros fatores como;
- Nosso crânio passa por um processo de remodelação óssea, ou seja, os ossos da face vão perdendo suas curvas joviais e tomando um aspecto mais achatado com o passar do tempo;
- Os músculos da expressão perdem a tonicidade com o passar dos anos;
- A gordura da pele, que é diferente e independe da Bola de Bichat, vai se afinando em certas regiões e acumulando em outras. Como essa gordura é muito superficial, ela sustenta a pele e tem expressão direta do processo de envelhecimento. Os pacientes que perdem muito peso rápido ficam com a pele flácida pela falta dessa gordura subcutânea;
- A própria pele sofre modificações como perdas de ácido hialurônico e colágeno;
- Sem contar, é claro, que os maus hábitos influenciam diretamente na aparência da pele.
Na verdade, precisamos entender que o envelhecimento facial é um processo fisiológico e programado, ou seja, todos vamos envelhecer! Mas ele pode sim ser acelerado por outros fatores, só que nenhum deles envolve a bichectomia.
Porém vale lembrar que a bichectomia não é indicado para todos. Assim como todos os procedimentos listados anteriormente deve ser feita uma análise facial e levar em consideração muitos fatores antes de indicar e realizar a cirurgia.
Não altera a aparência da pele. Promove uma face mais fina, com contornos definidos e mais atraentes. Reduz os problemas de mastigação causados pelo volume das bochechas. Promove a harmonização e simetria facial melhorando a autoestima. O procedimento é duradouro pois a gordura retirada não retorna, a menos que o paciente apresente um ganho considerável de peso.