A Toxina Botulínica é uma proteína que tem a capacidade de se ligar a terminações nervosas e bloquear a comunicação entre nervos e músculos, impedindo ou suavizando a contração muscular e movimentos repetitivos que causam rugas. Desse modo, com o músculo relaxado, a pele se mantém lisa diminuindo ou eliminando as rugas indesejadas.
O procedimento é indicado principalmente para quem deseja tratar as rugas de expressão. Normalmente pessoas muito expressivas, ao contrair os músculos da face, fazem com que a pele crie dobras que acabam ocasionando as rugas estáticas.
As principais regiões de aplicação de toxina botulínica são nas rugas na testa quando franzimos, na musculatura entre as sobrancelhas que faz expressão de bravo, a área ao redor dos olhos (pés de galinha), nariz (rugas de coelho), para elevar sobrancelhas (arquear).
No terço inferior utilizamos para levantar os cantos da boca (cantos da boca caídos), tratar sorriso gengival (pacientes que mostram muito a gengiva ao sorrir) e tratar a região do pescoço.
A técnica também pode ser utilizada para tratar outras disfunções como enxaqueca e bruxismo, aliviando assim vários tipos de dores tensionais.
As aplicações são feitas em pontos específicos dos músculos por meio de agulhas muito finas e pomada anestésica na pele, reduzindo assim o desconforto ao mínimo.
Rejuvenescimento e leveza de expressões, pois amenizando a contração muscular não se formam as rugas e a pele se mantém lisa e jovial.
Pode ser usado também de forma preventiva, a partir dos 20 anos de idade, aplicando logo após os primeiros sinais de marcas de expressão, evitamos que rugas estáticas se formem futuramente.
O Botox, quando aplicado de maneira correta por um profissional capacitado, proporciona um resultado natural! Já nos casos em que o resultado aparenta artificial ou exagerado, é porque foi mal aplicado ou mal indicado.